Crumble de maçã, mais conhecida como torta de preguiçoso. Fácil, gostosa e muito prática.
Se você gostou da torta de maçã que eu postei aqui, mas não está a fim de se empenhar muito na cozinha, o crumble é a sua receita.
Tô bombany de receitas com essa fruta, primeiro porque ela é maravilhosa, né? Quem não ama maçã? Ainda mais assadinha e com canela? NHAMIS. Segundo, porque ainda é a estação dela. E terceiro, porque ando fazendo algumas receitas veganas e uso como ingrediente de liga purê de maçã, já que ele também tem essa função - mencionei nesse post -, então, aproveitando o carregamento de purê que tenho aqui, já utilizo em outras preparações também.
E se você não sabe o que é crumble, calma, que já te explico.
É aquela sobremesa que tem como base alguma fruta assada - fica ótimo com vários tipos: banana, morangos, blueberry, pera, etc - e por cima uma farofinha, que quando vai ao forno, fica crocante, contrastando com a umidade e maciez da fruta. É perfeito para comer quentinha, logo depois que sai do forno. Dá aquele aconchego na alma, sabe?
Sinceramente, dá para fazer mil combinações com esse tipo de receita. Tanto para a cobertura de farofa, quanto para o recheio de fruta. Porém, me controlei (MUITO) na gourmetização e tentei deixar o mais simples possível, para que fosse bem acessível/prático e ao mesmo tempo delicioso!
Fiz no fim de semana e foi uma delícia como sobremesa para acompanhar o café da tarde, sem culpa. Fica ótimo num jantar também, você já deixa tudo preparado e só tem que colocar no forno minutos antes de servir. O resultado é tão legal que o pessoal vai ficar pensando que você gastou horas na cozinha. Dá para fazer numa travessa maior ou em ramequins, de maneira individual. Vai da sua preferência.
Minha versão não é vegana, mas é adaptável para, só ver as sugestões de substituições nos ingredientes. De resto, nem preciso dizer que é sem glúten e lactose, né?
Funcional, nutritiva, e deliciosamente rica em sabores.
Espero que gostem. Segue a receita:
CRUMBLE DE MAÇÃ SAUDÁVEL:
INGREDIENTES:
Recheio:
1 xíc de purê de maçã (falei como se faz aqui) - pode substituir por mais 2 maçãs frescas descascadas e picadas
3 maçãs descascadas e picadas
suco de 1 limão
raspas de 1 limão
1/8 c. de chá de noz moscada
1/2 c. de chá de canela em pó
1/3 xíc de xylitol ( pode substituir por açúcar de coco ou mascavo)
3 c. de sopa de farinha de aveia sem glúten
Farofa:
1 xíc de aveia em flocos médios sem glúten
1/2 xíc de farinha de aveia sem glúten
1/3 xíc de manteiga ghee derretida (pode substituir por óleo de coco)
1/3 xíc de açúcar de coco (pode substituir por mascavo)
Raspas de 1 limão
1/4 c. de chá de sal marinho triturado
Amêndoas picadas (opcional)
PREPARO:
Recheio:
Para fazer o purê, é só colocar 3 maçãs cortadas em 4 pedaços em uma forma no forno por 15 min à 180ºC. Depois é só colocar num liquidificador/processador e bater para formar um purê. Caso não queira fazer isso, você pode acrescentar mais duas maçãs frescas picadas, mas provavelmente mudará a mas textura que não ficará tão úmida. Nada que comprometa o gosto.
Feito isso, só acrescentar todos os demais ingredientes em um bowl e misturar bem.
Colocar o recheio em uma travessa (que possa ir ao forno) ou formas individuais e levar ao forno por 15 min, a 170ºC. Retirar e acrescentar a mistura da farofa por cima e voltar ao forno por mais 10 min. Se tiver a opção grill no forno, ligar e "gratinar" por mais 5 min.
Cobertura:
Misturar bem todos os ingredientes secos em um bowl. Depois acrescentar a ghee derretida (ou óleo de coco) e mesclar aos ingredientes secos. Deve ficar com o aspecto de areia molhada.
Quando o recheio sair do forno, acrescentar a farofa e colocar para assar novamente, conforme instruções acima.
Com amor,
Luísa.