Pode parecer meio contraditório, mas eu adoro pratos elaborados com duas coisas: molho e algo crocante. Sopa, só líquida, sem nenhum croc, tem graça nenhuma... e um arroz ou macarrão seco menos ainda. Tudo no seu balanço, um tico de textura ali, um líquido para ligar tudo lá, e a harmonia fica perfeita!
A receita de hoje é mega simples, ajuda nesse equilíbrio e dá para ser usada em mil e uma receitas.
Como exemplo, ela ficaria ótima na salada, ou em sopas, e até para empanar alguma coisa, como um peixe ou tofu!
Eu amo colocar em TUDO! Ela dá um interessância. Parece que tá comendo algo mais especial, sabe?
Vale lembrar que os ingredientes podem variar bastante, aqui só fica uma sugestão que eu gosto muito (basicamente aquela mistureba de tudo que tinha dando sopa na despensa).
Mas fique livre para criar com seus "crocs" favoritos. Vale colocar outros tipos de oleaginosas e sementes e também saborizar de outras formas como com levedura nutricional, cebola em pó, raspas de limão, pimentas em pó e assim vai.
Outra coisa importante de falar é que essa granola é fonte de fibras, gorduras saudáveis e proteína, especialmente importante numa dieta vegetariana e vegana, onde é necessário associar oleaginosas, cereais e leguminosas, para formar uma proteína completa.
Além disso, possui gergelim que é fonte de cálcio, mineral que muitos vegetarianos/vegetarianos podem ter deficiência.
GRANOLA SALGADA DE SEMENTES, AMÊNDOAS E NOZES
INGREDIENTES
1/3 xíc de amêndoas grosseiramente picadas
1/3 xíc de nozes grosseiramente picadas
1/4 xíc de sementes de girassol
1/4 xíc de sementes de abóbora
1 c de sopa de gergelim
2 c de sopa de linhaça
1/2 c de chá de sal marinho triturado
1 c de chá de ervas secas (eu usei orégano, manjericão, manjerona e sálvia)
1/4 c de chá de alho em pó
1 c de sopa de azeite de oliva
MODO DE PREPARO:
Misturar todos os ingredientes, exceto a linhaça, em um bowl e depositar em uma frigideira - se for fazer no fogão - ou numa assadeira - se for fazer no forno.
Na frigideira, aqueça em fogo baixo e fique de olho. Desligue quando a mistura começar a ficar levemente corada e o aroma tomar conta do ambiente.
No forno, deixe em fogo baixo - 160 graus - e vá, de igual forma, observando as mesmas características, de 5 em 5 minutos, mexendo de vez em quando, para não correr o risco de queimar.
Deixe que esfrie um pouco e adicione as sementes de linhaça. Só quando estiver em temperatura ambiente, armazene a granola num pote hermeticamente fechado e guarde na geladeira.
Fácil, né?
Se fizerem, não deixem de me marcar lá no instagram no @soubaker_
Adoro ver as preparações de vocês!
Com amor,
Luísa.